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Mudanças que serão necessárias

Atualizado: 20 de mai. de 2020



A anos vem se falando da "Nova Era da moda", um movimento que veio como uma onda, contra a cultura do fast fashion e a compra de roupas de maneira desenfreada. As marcas que fazem parte desse novo movimento, não se preocupam em só vender, e sim ser impacto transformador na sociedade ou comunidade que estão inseridas. No livro de André Carvalhal - Moda com Propósito ele diz:


"Sinto que daqui pra frente o propósito de uma marca é o que vai conecta-lá com seu público. Ele será o ativo mais importante na personificação de uma marca. A comunicação, que antes era em cima do lifestyle, passará a representar o que a marca acredita..."



Nesse trecho você pode entender, que marcas com propósito, bandeiras, valores, ter personalidade, em cima de lifestyle seria tendência do futuro. Pois é o futuro já chegou!


Nós profissionais de marketing/moda já vinhamos avisando sobre as tendências do novo consumidor, pessoas que se preocupam mais com a sociedade, o mundo, e o próximo. Esse comportamento até no produto que ele vai escolher para comprar . Alguns empreendedores simplesmente ignoraram esses estudos e não adaptaram seus negócios a esse movimento.


Com essa tendência de consumo surgiu o Fashion Revolution um movimento global sem fins lucrativos, com equipes em mais de 100 países ao redor do mundo. A Fashion Revolution faz campanha para a reforma sistêmica da indústria da moda, com foco na necessidade de maior transparência na cadeia de suprimentos de moda.


A crise que estamos prestes a viver por conta da pandemia do covid 19, está nos mostrando na "marra" o quanto a nova era da moda já chegou! As pessoas estão dando valor para marcas que geram valor rs, é simples e óbvio.


Empresas que já desenvolvem um trabalho de: propósito, bandeiras, conteúdos de qualidade, criam comunidade e cativam sua audiência online estão conseguindo rapidamente se adaptar ao momento de crise que o covid19 trouxe a tona!


Agora as marcas que continuaram com o pensamento antigo, não cultivaram seu trabalho no digital, não criaram conteúdos de qualidade, não fortaleceram suas comunidades e não transformaram os clientes em fãs estão fadados a falência! Nesse momento são as marcas que estão apelando para frete grátis e descontos!


Mas calma, a crise veio mostrar que ainda há tempo para mudança, é preciso nesse momento mente aberta, cortar o mal pela raiz e atitude para fazer acontecer e nesse artigo listei aqui mudanças que vão te fazer sobreviver esse período:


  • Descubra o propósito da marca: Porque sua marca nasceu? Se ela morrer hoje, qual falta ela vai fazer no mundo? Só preço não é o suficiente para a vida de uma empresa.


  • Estruture o conceito: Público alvo, persona, Dna da marca. Você já desenvolveu esses estudos? Busque profissionais para te ajudar, ou veja conteúdos na internet para entender como estruturar essa visão.


  • Faça conteúdos de qualidade: Se comunique com seus clientes, faça conteúdos ricos para nutrir sua audiência, mostre o que você defenda e transforme eles em fãs.


  • Venda mais que produtos e sim ações transformadoras: Não basta vender uma blusinha, tem que ter algo a mais! Como por exemplo a Reserva que a cada peça vendida eles doam 5 pratos de comida para crianças carentes. A pessoa que compra esse produto não está só consumindo e sim fazendo algo transformador na vida de alguém. Além de se preocupar como é todo o processo produtivo daquela peça.



Vamos refletir sobre o pós pandemia? Pense que o consumidor, terá pouco dinheiro no próximos meses, investir em produtos de moda não é bem de primeira necessidade, mas esse consumidor vai escolher com cautela quais marcas merecem ter o seu dinheiro valioso investido, para você ser a marca escolhida tem que ter atributos que vão além de preço baixo!


Se você quer sobreviver a esse período, esse é o momento de passar por essas mudanças, encare como o crescimento do seu negocio e não o fim. Mude seu mindset para o novo e não fique reclamando das transformações da humanidade, é hora de adaptabilidade, quem se adaptar mais rápido sobrevive!


Contem comigo para passarem por essa mudança.


Bjos Bia Vieira @moda.comunica




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