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Os desafios de ter um negócio de moda



Segundo os dados da Abit (Associação brasileira da indústria têxtil) o mercado de moda no Brasil faturou US$ 48,3 bilhões em 2018, o 2º maior setor do país perdendo apenas para indústria de alimentos e bebidas (juntos), o 2º gerador de empregos do Brasil e responsável por 5,7% do faturamento da Indústria de Transformação!


Agora você deve estar pensando “poxa então ter um negócio de moda é maravilhoso, super rentável e lucrativo” vamos com calma amigos! Algumas marcas obtêm sucesso e lucro, outras não, mas a verdade é que como diz meu pai “todo mundo vê as pingas que eu bebo, mas ninguém vê os tombos que eu levo”. O que eu quero dizer, é que ter um negócio de moda é difícil, tem muitos desafios, a concorrência é gigante, literalmente é matar um leão por dia.


Para começar, quando você decide empreender na moda, o primeiro passo é entender que vender roupa é bem diferente de vender moda! Vender roupa é fácil inicialmente e um empreendimento pouco durável, você começa a vender para amigos, depois amigos de amigos, em seguida todos à sua volta compraram, e no fim você acaba vendendo para as mesmas pessoas, trabalhando sob encomenda e sempre buscando novidade, conclusão? Estagnação, sem crescimento e não consegue aumentar seu faturamento.


Vender moda o cenário é outro, você deve ter uma visão 360º! É necessário saber qual é a tendência da estação, produzir/comprar os produtos, coordenar coleção e mix de produtos, criar o branding da marca, identidade visual, subir os produtos para site, divulgar nas redes sociais, produzir conteúdo de qualidade, reter sua audiência, criar post patrocinado e buscar sempre mais e mais clientes. Conclusão? Trabalho duro e um mercado que poucos sobrevivem.


Mas quais os verdadeiros desafios de empresa de moda? Sim eu já listei muitas dificuldades, e são assustadoras, mas ao meu ver têm três itens que fazem a diferença e quando você possui esses três o restante você vai desenvolvendo ao decorrer do seu crescimento profissional.


1 – Diferencial



Todos os dias pessoas criam novas marcas de moda (seja de roupa ou acessórios), sendo profissionais que estudaram na área ou não. Já vi educadores físicos criando marcas, psicólogas, estudantes de administração e por aí vai. Mas o principal quesito importante para uma marca sobreviver é o DIFERENCIAL, se sua marca não tem diferencial nenhum, ou seja, algo transformador na vida do cliente não tem o por que ela continuar viva. Crie uma marca, e coloque um diferencial nela, ele pode ser no produto, atendimento, comunicação, forma de entrega, ou algo que sane a dor de um nicho específico. Mas encontre um diferencial!


2 – Entenda de Administração



Todos os estudantes e profissionais de moda que conheço, abominam administração, você entender isso para sua marca é sim um diferencial! Além do que nenhuma empresa continua viva sem administração. Fluxo de caixa e fazer o caixa fechar no fim do mês é essencial.


3 – Entenda de marketing digital



Hoje o mundo é digital, entender de copy, persona, produção de conteúdo, post patrocinado, como chegar no seu cliente, formas de expor o produto melhor, como colocar a sacolinha nas fotos do insta, sac e a lista é gigante é um mega diferencial! As marcas sobreviventes do mercado investem nisso, e vou listar para vocês quais conteúdos uma marca precisa fazer para se afirmar como autoridade no mundo digital:


  • Backstage: Mostre o dia a dia, os processos da marca, na internet a verdade por trás da construção têm muito valor.

  • Cocriação: Dar voz aos seus clientes é um fator importante, use a rede social para deixar que eles opinem na criação/compra da coleção.

  • Quem usa: Prova social é essencial! Mostre que têm gente usando suas roupas, mostre que você tem fãs que estão satisfeito com seu produto.

  • Dicas: Mostrar as diferentes formas de usar a peça, demonstra o quanto ela é valiosa para o dia a dia.


Conclusão, para ganhar dinheiro com moda têm que entender que vender roupa é bem diferente de vender moda, estar preparados aos desafios, reter sempre novos clientes e desenvolver suas skills para gerir esse negócio, tenha visão 360º!


E aí anotou as dicas? Comenta aqui se gostou desse artigo e envia para aquele seu conhecido que está começando ou já tem uma marca de moda. Mande suas dúvidas estou aqui pra te ajudar!


Conte comigo!

Beatriz Vieira

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