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Quem não os netizens e como eles impactam o mkt digital?



Outro dia estava lendo o livo "Marketing 4.0 - Do Tradicional ao Digital”, do Philip Kotler e ele citou os netizens e eu adorei esse termo, então decidi dividir com vocês


Segundo o IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística) dois terços da população do país, possuem conexão com a internet. Isso significa 69,8% do país ativa nas redes sociais e centenas de informações todos os dias, seja pelas marcas e empresas ou conteúdos desenvolvidos pelos netizens, neste artigo vou explicar quem são eles e como impactam o marketing digital. Diferente das outras semanas esse assunto é focado em marketing digital e não tanto no segmento de moda.


Se você está confuso, calma que já vou explicar, os Netizens (“citizen of the net”) são internautas ou cidadãos da Internet. No livro nosso amigo Philip Kotler, diz sobre os Netizens como “pessoas para além das fronteiras geográficas que se importam em desenvolver a Internet para benefício do mundo em geral e trabalham ativamente para esse fim”.


Mas falando agora a linguagem clara, os netizens são os cidadãos da internet, pessoas que não se importam com fronteiras e colaboram para a comunidade internauta. Influenciadores ou produtores de conteúdo levam informações e têm uma visão crítica sobre a maioria dos assuntos.


Segundo Kotler, os usuários da Internet podem ser classificados em:


  • Inativos;

  • Espectadores (leem e assistem a conteúdos);

  • Participantes (mantém as visitas e engajamento nas redes sociais);

  • Coletores (acrescentam informações a página);

  • Influenciadores e críticos (postam avaliações, comentários e dividem suas experiências);

  • Criadores de Conteúdo (criam e publicam conteúdos, como artigos, vídeos, infográfico).


Partindo dessa classificação, podemos identificar os Netizens como coletores, influenciadores/críticos e criadores de conteúdo, pois eles contribuem efetivamente com a Internet, não se limitando a apenas consumir.


Por fazerem parte de fóruns, mídias sociais e grupos de debates, os Netizens possuem muita visibilidade e alto poder de influência. Por isso é super importante as marcas desenvolverem ações e campanhas para esse público especifico.


Mas como eles impactam a marketing digital?


Eles são basicamente as pessoas que fazem a diferença no mundo digital, eles que interagem, desenvolvem conteúdos, expõem suas vulnerabilidades e suas opiniões sobre determinado assunto. Muitos hoje já se especializam em um determinado nicho e constroem sua autoridade no mundo digital.



Daí importância do planejamento do conteúdo, com atendimento efetivo e rápido nas redes, por meio de uma equipe preparada para motivar os Netizens a falarem bem das suas boas experiências, e impedir o quanto antes que más experiências sejam compartilhadas na Internet sem ao menos a posição oficial da marca sobre o ocorrido.



Case de ações com netizens




As varejistas de moda já entenderam a muito tempo da importância de trabalhar com as influenciadoras digitais, elas propagam o nome da marca e reforçam suas experiências. Ganham a vida com isso, com cachês altíssimos em troca de boas recomendações e divulgações. C&A e Riachuelo são as principais empresas que investem campanhas, ações de seeding e parcerias com influenciadores.




O bbb20 é o case mais recente que confirma o prestígio dos netizens também no mundo offline, o reality estava totalmente esquecido nas últimas edições e a estratégia de colocar personalidades fortes da internet dentro da casa, fez com que a audiência do programa voltasse, como nos seus anos de glórias.


Isso pelo simples fato de outros netizens se identificarem com os participantes e torcerem por eles como se fossem conhecidos ou amigos próximos, é o poder que a internet tem! Nomes como Manu Gavassi, Bianca Andrade e Rafaella Kalimann dividem opiniões e comentários em suas atuações dentro da casa. Esse sempre foi o plano principal da emissora.


E aí me conta se você é um netizens, ou trabalha para atende-los da melhor forma possível na sua marca ou na sua área de atuação? Quero saber!


Espero que tenha gostado desse conteúdo, se curtiu manda pro seu amigo netizens ele vai amar saber rs.


Bjo grande


Beatriz Vieira @moda.comunica



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